Novo ministro do STF

Cristiano Zanin já atuou como advogado de Lula e é especialista em direito civil e processual

Aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (21) para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin é especialista em direito civil e processual.

Com 47 anos de idade, poderá compor o quadro de ministros do Supremo até novembro de 2050, considerando as atuais regras para aposentadoria na Corte.

Mais cedo, ele foi sabatinado por cerca de 8 horas na Comissão de Constituição e Justiça. No início da noite, foi aprovado no plenário do Senado com 58 votos a favor e 18 contrários.

Zanin se notabilizou por defender o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos penais da operação Lava Jato desde 2013. O presidente chegou a ser condenado e preso, mas teve as condenações anuladas pelo STF após recursos assinados pelo advogado.

Nascido em Piracicaba (SP), Zanin se formou em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transacionais.

O advogado não é filiado a partido político, apesar de defender Lula em processos criminais. Ele também não é especialista na área penal, e sim em direito civil e processual.

fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/06/21/novo-ministro-do-stf-cristiano-zanin-ja-atuou-como-advogado-de-lula-e-e-especialista-em-direito-civil-e-processual-perfil.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =