Movimento Aqui Tem Turismo: case de sucesso turístico do Acre é destaque em grandes eventos regionais

Secretário-executivo do Cetur da Fecomércio-AC participa da Estação Turismo e da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, apresentando o Acre como Portal da Panamazônia

Para apresentar o case de sucesso do Movimento Aqui Tem Turismo – idealizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), o secretário-executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, participou, no último mês, de dois grandes eventos regionais ligados ao setor turístico: do “Estação Turismo –  Identidade Beradeira”, realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Porto Velho e da 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará, em Belém.

A Estação Turismo, nesta edição de 2023, teve o tema, Identidade Beradeira, onde se voltou principalmente para divulgar a cultura, história, gastronomia e os circuitos e rotas turísticas da capital rondoniense. “Em Porto Velho, apresentamos o Movimento Aqui Tem Turismo como um dos principais cases de sucesso da Fecomércio-AC. Além disso, pudemos participar durante 02 dias intensos de um rico cardápio da cadeia turística povo porto-velhense. Também tivemos a oportunidade única de fazermos parte da primeira visita turística nas modernas e imponentes instalações da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, já aberta à visitação turística”, afirmou.

A FITA, considerada a maior feira de turismo da região Norte do Brasil, foi realizada de 15 a 18 de junho, no Hangar – Convenções e Feiras, em Belém.  O evento, que é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), este ano trouxe como tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”. Desde que foi idealizada, a FITA tem como objetivo ser o maior evento de receptivo turístico internacional na região amazônica, reunindo outros estados brasileiros e representantes de países vizinhos na chamada Amazônia Internacional.

Já em Belém, o secretário-executivo prestigiou o Circuito Pará Negócios realizado pela Associação Comercial do Pará (ACP) e, também, esteve na sede da Fecomércio-PA. “Tivemos o privilégio de apresentar o [Movimento] Aqui Tem Turismo, mostrando nossas atividades e ações sempre voltadas ao setor turístico empresarial, e nos conectando à sustentabilidade. Um perfeito trinômio, Comércio, Turismo e Meio Ambiente”, afirmou.

Para Nunes, é preciso que o Acre aproveite a grande demanda turística neste novo cenário pós-pandêmico. “Jamais fomos tão procurados como agora. A consolidação transfronteiriça com a Bolívia e o Peru é fato. Somos o “Portal da Panamazônia”, por meio da Rota Turística Internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico, via Estrada do Pacífico/Carretera InterOceánica”. Precisamos oferecer ao visitante que aqui chega, nossos produtos e serviços turísticos. Além disso, a grande possibilidade de se integrar à Rodovia Panamericana, o maior conjunto de rodovias do planeta”, finalizou.

Aqui Tem Turismo

O Aqui Tem Turismo, projeto idealizado pelo Sistema Comércio AC (Fecomércio, Sindicatos, Sesc e Senac) tem como principal objetivo fomentar a retomada do setor, com ênfase no turismo doméstico. Em 2021, ele foi lançado em Cruzeiro do Sul e, na ocasião, contou com a participação do responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), Alexandre Sampaio, que preside a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); e do biólogo Richard Rassmussen, como convidado especial e palestrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + catorze =