MÃES E PAIS DE CRIANÇAS AUTISTAS SE REÚNEM COM A DEPUTADA FEDERAL, SOCORRO NERI PARA PEDIR APOIO.

Associação de família e amigos de pessoas com autismo e TDAH de TARAUACÁ participou nesta sexta feira (14) de uma reunião com Deputada federal, Socorro Neri do progressista para pedir apoio a causa do autismo em TARAUACÁ.

Em Tarauacá existe um centro de atendimento mantido pelo município, mas que não está atendendo grande demanda das crianças já diagnosticadas. O centro já atende 84 crianças, porém há dezenas crianças já diagnósticas aguardando na fila , algumas , há mais de uma ano, sem previsão para serem atendidas.

A prefeitura alega que não tem recursos para ampliar o atendimento e a empresa que presta o atendimento, diz que já chegou o limite máximo, conforme estabelecido no contrato.

Diante do impasse, famílias clamam por uma solução. Ocorre que , o centro de atendimento que começou em 2020 com 44 crianças , hoje tem 84. Nesse período, nenhuma criança foi liberada, isso significa dizer que, diante a atual oferta de atendimento, a fila vai aumentar cada, sem perspectiva de resolução do problema.

A criança com autismo logo após ser diagnosticada, precisa de acompanhamento terapêutico, psicológico e ocupacional. quando o atendimento não acontece, a criança facilmente fica entediada e pode até ter crises. A criança autista precisa de uma rotina bem programada para corrigir as deficiências, própria do autismo.

Quando não tratado, o TDAH – Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção.

A Deputada Socorro Neri, ficou bastante bastante sensibilizada e garantiu que abraçará a causa, intervindo junto ao governo do estado e através de suas emendas parlamentares. A associação apresentou duas propostas: Imediatamente, atender todas crianças que estão na lista de espera. A médio prazo, a construção do centro de atendimento dotado de profissionais suficientes para atender todas as famílias e pessoas que precisem de atendimento.A Deputada, também fez uma prestação de contas do seus seis primeiros meses de mandato para um auditório lotado de professores, estudantes, professores e pessoas da comunidade. Entre as ações desenvolvidas, Socorro Neri fez fez questão de explicar seus posicionamentos na câmara dos deputados, alguns contrariando setores do seu eleitorado e partido, como por exemplo o voto contra: PL 490 do Marco temporal e o voto a favor do projeto da reforma tributária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − dez =