Expoacre 2023: sucesso destaca sinergia e impacto do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC

Evento encerra com resultados promissores e papel fundamental do Sistema na promoção de negócios e bem-estar

Os resultados da Expoacre 2023, após nove noites, não poderiam ser melhores, avaliou o presidente em exercício do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Marcos Lameira. O evento, realizado no Parque de Exposições de Rio Branco e que se consolidou como ícone anual de negócios e inovação, terminou no último domingo, 6.

O Sistema realizou, durante as nove noites de evento, transmissão ao vivo da feira com apresentação de Mariana Tavares, que contou com convidados como Marcos Lameira, presidente em exercício da instituição; Egídio Garó, assessor da presidência da instituição, bem como os diretores regionais e de Educação Profissional do Senac Acre, Débora Dantas e Abrão Maia; e os diretores regionais e de Programas Sociais do Sesc no Acre, Rodrigo Damasceno e Thaís Roma. A série de entrevistas também contou com a participação fundamental do Governador do Acre, Gladson Cameli, do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom;  de Alysson Bestene, coordenador geral da Expoacre 2023.

Bestene, durante a transmissão, não deixou de expressar seu reconhecimento pelo convite da Fecomércio-AC, salientando a importância da colaboração entre entidades. “O governador Gladson [Cameli] sempre enfatiza que essa união é o cerne do nosso progresso estadual, gerando oportunidades e empregos. É precisamente essa dinâmica que buscamos alcançar com a feira: estimular negócios e oportunidades. Espero que neste ano possamos superar todas as expectativas”, declarou.

O presidente em exercício da Fecomércio-AC, Marcos Lameira, compartilhou um otimismo palpável quanto à feira. “Uma vez mais, o governo estadual e nossas instituições parceiras trouxeram inovação, transformação e melhorias para a Expoacre. Além de ser um epicentro de negócios, a feira também oferece uma via de acesso à cultura e à educação, inclusive por meio de nosso próprio estande”, afirmou. 

Senac e Sesc

O Senac desempenhou um papel fundamental. No primeiro dia, oficinas sobre Técnicas em Confeitaria de Bolo Espatulado e Técnicas de Decoração e Montagem de Bolo em Chocolate foram oferecidas, ministradas pelo experiente orientador educacional do Senac Acre, Marcelo Rodrigues; na quinta-feira, a vez foi do maquiador Geovani Santana, que trouxe técnicas inovadoras na área.

No domingo, 30, o Sesc proporcionou uma palestra esclarecedora sobre os Benefícios da Biomassa no Organismo, disponibilizada pelo programa Mesa Brasil. “O Mesa Brasil é um programa nacional de segurança alimentar e nutricional, dedicado a combater a fome e o desperdício. Nós apresentamos degustações de alimentos reaproveitados”, destacou Marizete Melo, coordenadora do Mesa Brasil do Sesc no Acre.

O Espaço Sistema Comércio ofertou também uma série de atividades do Sesc no Acre, incluindo um espaço infantil, sessões de contação de histórias, apresentações culturais, testes rápidos e até mesmo vacinação contra a Covid-19. Simultaneamente, o Senac Acre enriqueceu o evento com capacitações gratuitas nas áreas de culinária e beleza.

Avaliação da última noite 

Em entrevista concedida à apresentadora Mariana Tavares no domingo, 6, durante a transmissão do Sistema Fecomércio-AC na Expoacre 2023, Marcos Lameira fez uma análise da feira de agropecuária e negócios. Governo do Estado e entidades parceiras, segundo o presidente em exercício, trabalharam de forma exaustiva para o ambiente favorável e de segurança visto durante o evento.

Em sua fala, Lameira afirma que, a cada ano, há um trabalho por parte de entidades privadas – incluindo o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC – e governo para que todos tenham um local agradável, em que haja plena participação do cidadão acreano ao longo das nove noites de festa.

“A cada ano, vamos trabalhando para que seja melhor que o ano anterior. É a maior feira de todos os tempos, e queremos repetir esta frase no ano que vem. Neste ano, trabalhamos com os bancos, apenas como exemplo, para superar os valores de 2022; nossa meta é de R$ 200 milhões, mas queremos elevar estes números em negócios realizados e prospecções de negócios de pós-feira”, disse o presidente em exercício, acrescentando a importância das instituições financeiras. “Elas entenderam a importância de suas presenças no decorrer das nove noites, e isto é a união de esforços para que consigamos fortalecer o desenvolvimento do nosso Estado”.

“Feira é de entretenimento, cultura e lazer”

Lameira reforçou que, ao longo das nove noites, nota-se que a Expoacre não é apenas uma feira de negócios, mas de entretenimento, cultura e lazer. “Se prestarmos atenção, há cheia de nos hotéis. Isso tudo é uma demonstração de que o turismo foi fortalecido com esta edição. Há muito mais que negócios”.

O estúdio presente na Expoacre, ainda segundo Marcos, tem ideia de mostrar à sociedade a beleza da feira como um todo, mas principalmente de mostrar as ações de todo o Sistema. “Com o Sesc e o Senac fazendo ações, com profissionais de fora e mostrando nosso lado social e de saúde. Em 2023, tivemos onze mil atendimentos nas nove noites”, disse, entendendo que a iniciativa privada teria dificuldade em realizar um evento deste nível social sem a união de esforços – incluindo o governo estadual e instituições privadas. “ A Fecomércio trabalha na defesa do setor de comércios de bens, serviços e turismo, que geram emprego e renda e atuam no lado social, prestando serviços à sociedade que, com certeza, é a grande beneficiada”.

Marcos Lameira agradeceu a todos que participaram da Expoacre 2023. “Principalmente a sociedade, que fez parte desta festa e aceitou participar”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 2 =