FUNDHACRE realiza 12º segundo transplante de fígado de 2023

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospital Estadual (Fundhacre), realizou no sábado, 26, mais um procedimento de transplante de fígado, o 12º do ano. Todo o processo de viabilização para captação do órgão e realização do procedimento teve início na noite de sexta-feira, 25, quando a equipe responsável foi notificada, pela Central Estadual de Transplantes, sobre um doador em Porto Velho (RO).

Na capital acreana, uma segunda equipe já iniciava o procedimento do receptor A.J.O.A, de 37 anos e procedente de Cruzeiro do Sul, que aguardava um fígado compatível desde junho de 2022.

“O apoio do governo do Estado no processo de organização para salvar vidas com os transplantes tem sido fundamental. Tivemos um procedimento finalizado com sucesso, o receptor segue com boa evolução e em recuperação, aos cuidados da unidade de terapia intensiva da Fundhacre”, salienta a coordenadora do Serviço de Transplante da instituição, Valéria Monteiro.

Ao todo, somam-se 74 procedimentos desde o início do programa, em 2014. O Acre é o único estado da Região Norte que realiza o serviço de transplante hepático.

fonte: https://alertacidade.com/fundhacre-realiza-12o-segundo-transplante-de-figado-de-2023/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =