Prefeitura de Rio Branco oferta diariamente todas as vacinas para atualização da caderneta

Para garantir a assistência preventiva, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) segue, nesta segunda-feira (16) com diversas salas de vacinas abertas com o atendimento a partir das 7h, para que a população possa se imunizar contra covid-19, influenza e demais doenças que fazem parte do calendário de rotina.

De acordo com Paulo Sérgio, coordenador da Unidade de Saúde da Família (USF) Rosa Maria dos Santos, localizada no bairro Jardim Primavera, a disponibilidade desse serviço é de suma importância para uma unidade, tendo em vista que diariamente os moradores buscam esse serviço.

“A prefeitura está no empenho máximo em realizar a campanha de vacina para atualizar as carteiras do bairro. A gestão trouxe todas as vacinas para atualizarmos.”

A vacinação é especialmente importante para o bebê (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Assim como os moradores, os servidores que trabalham na área da saúde também devem estar em dia com as vacinas, uma vez que possuem maior exposição às doenças de etiologia infecciosa e o risco inerente ao exercício da profissão podem torná-los propagadores. Por isso, a servidora Marivone de Castro aproveitou que a unidade havia sido reabastecida com a vacina contra influenza para tomar a sua dose.

“Queria deixar para a população que procura as unidades para vacinarem as crianças e se vacinarem também, até para atualizar a caderneta e se proteger de doenças e de síndromes gripais que têm sido muito frequentes nos hospitais. A gente que trabalha nas unidades convive muito com isso. Então que venham e procurem a unidade para se vacinarem, porque é muito importante.”

A vacinação como forma de prevenir doenças infecciosas é especialmente importante para o bebê, porque o seu sistema imunológico é ainda imaturo. É a partir da vacinação que suas células passam a produzir os anticorpos, que vão protegê-lo contra inúmeras doenças causadas por vírus ou bactérias.

Sabendo disso, os pais da Isabele Andrade de 4 meses fazem visitas mensais à Unidade de Saúde para que sua filha tome todas as vacinas necessárias.

“Eu acho de extrema importância sempre estar trazendo esses benefícios pra nós, ainda mais um posto que está bem organizado e de fácil acesso pra gente. Está próximo das redondezas e é de extrema importância sempre estarmos vacinando as nossas criancinhas. Às vezes dá uma reação, mas é melhor vacinar do que deixar pegar alguma doença”, explicou Ana Alice, mãe de Isabele.

(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)
Ana Alice Foto: Evandro Derze/Assecom)
Paulo Sérgio (Foto: Evandro Derze/Assecom)
Marivone de Castro (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =