Prefeitura de Rio Branco promove ação de saúde voltado à pessoas com deficiência visual

A Prefeitura Municipal de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Diretoria de Assistência à Saúde e Divisão de Populações Específicas, promoveu uma ação de saúde voltada à pessoa com deficiência. A ação de saúde  faz alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, que tem por  atributo essencial promover a saúde das pessoas com deficiência visual mediante os atendimentos ofertados, educação em saúde e ações de prevenção, de forma acessível ao público alvo e de orientação que contemplam a melhoria da qualidade de vida deste segmento populacional.

O evento aconteceu nas dependências do Centro de Apoio Pedagógico para as pessoas com deficiência visual do Acre (CAP/ACRE) Rua Omar Sabino de Paula, 650, Estação Experimental (em frente a DEFLA), na manhã desta terça-feira (31).

Segundo Eline Lima, responsável pela área técnica de saúde da pessoa com deficiência, o objetivo é alertar mulheres e homens com deficiência visual sobre a importância do auto cuidado e da prevenção de doenças como câncer de mama, câncer do colo de útero e câncer de próstata, bem como, incentivar o cuidado da higiene bucal para evitar possíveis complicações. Desta forma, proporcionando  acesso aos serviços da Atenção Primária em Saúde.

A coordenadora enfatizou os serviços ofertados para o público através da Secretaria Municipal de Saúde.

SERVIÇOS OFERTADOS:

  • Consulta médica
  • Coleta de PCCU
  • Vacina
  • Teste rápido
  • Aferição de pressão
  • Teste de glicemia
  • Odontologia

“É importante frisar que apesar dos avanços ainda existem grandes dificuldades a serem quebradas como:

Promover uma assistência humanizada por todos, qualificar e sensibilizar a abordagem integral à saúde da pessoa com deficiência, proporcionar acessibilidade, principalmente atitudinal, comunicacional e Sensorial, Construção e implantação da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência, fortalecer a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, fortalecer a Intersetorialidade, integralidade dos Serviços. Essas são as metas que a gestão por meio da Semda irá buscar almejar, com objetivo que cada um cidadão com quaisquer comorbidade possa ter acesso e seus direitos garantidos”, disse.

(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =