Prefeitura de Rio Branco realiza ação com servidores em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa) realizou nessa terça-feira (31), na praça Plácido de Castro, um aulão de
prevenção à saúde, por meio de uma atividade física aos servidores. A ideia foi de cuidar daqueles que atuam diariamente na área de promoção à saúde da mulher e do homem.

No último dia em que é celebrado o Outubro Rosa, a Semsa buscou reforçar a importância dessas ações voltadas para as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. E com o início do Novembro Azul, iniciar oficialmente iniciativas em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com a diretora de Assistência de Saúde da Semsa, Rafaela Brito, a ideia da atividade é relembrar aos servidores que eles promovem a saúde da população, mas que também devem se atentar para a sua.

“Essas ações acontecem o ano todo, a gente só intensifica nesses meses para enfatizar a importância de as pessoas procurarem o serviço de saúde e a prevenção que é o nosso carro-chefe na atenção primária”.

Para Ângela Oliveira, responsável pelo Programa Saúde da Mulher na Semsa, essas ações vêm para alertar os rio-branquenses e, ao mesmo tempo, motivar os servidores a sempre olharem para o outro, mas também para si.

“Foi uma inciativa louvável porque sabemos que a atividade física é um fator de proteção contra o câncer de mama, assim como o de próstata e os demais tipos de cânceres”.

Segundo Francisco Holanda, essas ações acontecem para provocar a sociedade em relação ao cuidado que devem ter em relação à saúde. Além disso, o mês busca dar enfoque ao câncer de próstata que já é a segunda causa de morte em homens no Brasil.

“A gente apela aos homens e convida para que eles compareçam nas unidades de saúde para fazer seus exames preventivos e que isso se perpetue durante a vida deles, a partir dos 40 anos não só no mês alusivo, mas também durante todos os meses do ano”, destacou o responsável pelo Programa Saúde do Homem na Semsa.

(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)
(Foto: Evandro Derze/Assecom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 11 =