Prefeitura de Rio Branco lança programa que visa restaurar tampas das caixas de drenagem pluvial do município

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), iniciou o projeto “Drenagem Segura”, uma solicitação direta do prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, que tem como objetivo fabricar e recompor as tampas das caixas de drenagem urbana que se encontram deterioradas ou inexistentes nos passeios públicos da capital. O projeto foi iniciado para a ação em 1.000 locais no município, e os trabalhos estão intensificados para que se possa proporcionar maior segurança e mobilidade nas calçadas de maior fluxo de pedestres, tais como: Avenida Sobral, Via Chico Mendes, Isaura Parente, Antônio da Rocha Viana, Rua Rio de Janeiro, Rua Minas Gerais, Rua Campo Grande e Valdomiro Lopes.

Inicialmente, foram fabricadas 250 tampas, de dimensões variadas, no canteiro de obras da própria SMCCI, e sua produção é feita de acordo com um levantamento prévio feito in loco pela equipe de engenharia da secretaria. Outro fator relevante é a economia dos recursos públicos por parte da Prefeitura de Rio Branco que, ao invés de abrir licitação para a compra destas tampas, decidiu pela fabricação, utilizando insumos e mão de obra próprios.

O engenheiro civil Álvaro Soler esclarece que esse tipo de trabalho necessita de uma manutenção recorrente e constante.

“A nossa intenção é que a população se sinta mais segura em transitar pelas vias de passeio público e a manutenção desses itens do sistema de drenagem é de fundamental importância para garantir o fluxo dos pedestres sem maiores intercorrências.”

Segundo o secretário da SMCCI Joabe Lira o projeto foi determinação do próprio do Prefeito da capital.

“As calçadas vão permitir mais segurança aos transeuntes. Além disso as caixas de drenagem limpas e liberadas evitam as alagações das vias estruturantes evitando o acúmulo de águas nas ruas que podem acarretar aquaplanagem e causar acidentes de trânsito. O lançamento do projeto “Drenagem Segura” será nesta terça-feira (30), na rotatória da Sabenacre , às 8h.”

Foto: Assecom
Foto: Assecom
Foto: Assecom
Foto: Assecom
Foto: Assecom
Foto: Assecom
Foto: Assecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =