Prefeitura garante segurança de pedestres com a substituição das tampas de drenagens nas vias públicas

Visando a segurança dos pedestres nas vias públicas, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), está com o Programa “Drenagem Segura” substituindo as tampas de drenagens, popularmente conhecidas como bocas de lobo, que estavam danificadas oferecendo perigo de acidente aos pedestres, além de exalar mau cheiro e prejudicar a drenagem de águas pluviais.

As tampas são feitas com concreto e ferro armado para proporcionar mais segurança e qualidade no resultado do serviço. Inicialmente, a equipe está concentrada nas principais vias estruturantes da capital para em seguida, entrar nos bairros.

Ytler: “Diferencial  é a colocação de grades na abertura da drenagem” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo o gerente operacional da SMCCI, Ylter Holanda, a primeira etapa do projeto é fazer a limpeza da caixa, para depois restaurá-la e por último, colocar a tampa. O diferencial nesse procedimento é a colocação de grades na abertura da drenagem para evitar a entrada de lixo e, consequentemente, o entupimento da caixa.

“As tampas estavam muito precárias e algumas caixas nem tinham tampas. Quando elas quebram, entram na caixa e a gente tem que fazer uma limpeza, pois estavam rachadas e com ferros à mostra”, explicou.

O gerente destacou ainda o motivo da cor das tampas das drenagens.

“Ela tem essa pintura para destacar. A gente tem uma cultura de passar por cima dessas tampas e elas não são feitas para os carros passarem por cima, e sim, os pedestres”.

Para Júnior Aiguana, gerente de uma loja de produtos agropecuários, a qualidade da nova tampa é o maior diferencial, tendo em vista que as antigas, por serem finas, acabavam rachando com o tempo e impedindo a passagem da água.

“Antes do pessoal vir arrumar o bueiro aqui e fazer a troca das tampas, ele estava todo quebrado. Os pedestres andavam aqui pela calçada e acabavam caindo e com o tempo a tampa dele tapou a passagem da água e quando chovia, inundava em frente à loja. Então, isso que a prefeitura fez melhorou muito pra gente. Ficamos muito contentes. O nosso prefeito está de parabéns com o trabalho que está fazendo aí com a cidade”.

De acordo com Ronei Santos, dono de uma loja de baterias, já são mais de 15 anos com o empreendimento e bem em frente dele existe uma dessas drenagens que há anos havia sido esquecida pelo poder público.

“Antes alagava, mas ficou ótimo. O pessoal tropeçava, mas agora ficou bom, todo mundo está achando ótimo”.

(Foto: Val Fernandes/Assecom)
(Foto: Val Fernandes/Assecom)
(Foto: Val Fernandes/Assecom)
(Foto: Val Fernandes/Assecom)
(Foto: Val Fernandes/Assecom)
(Foto: Val Fernandes/Assecom)
(Foto: Val Fernandes/Assecom)
(Foto: Val Fernandes/Assecom)
(Foto: Val Fernandes/Assecom)
(Foto: Val Fernandes/Assecom)
(Foto: Val Fernandes/Assecom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 9 =