Prefeitura de Rio Branco promove ação em alusão a prevenção a gravidez na adolescência para moradores do bairro dom Giocondo

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nessa sexta-feira (2), uma ação de saúde na comunidade do Dom Giocondo, conhecido popularmente como Papouco, no centro da capital.

Considerando que do dia 1º de fevereiro ao dia 8 é instituída a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ação realizada buscou conscientizar os adolescentes acerca dos riscos e consequências de uma gravidez fora do tempo. São inúmeros os problemas desencadeados, dentre eles: o risco de evasão escolar, mortalidade materna, aborto natural, trabalho precoce, ansiedade, depressão, entre outros.

As atividades de prevenção e os cuidados com a saúde voltados aos adolescentes, fazem parte de um trabalho desenvolvido pela gestão municipal por meio da Semsa, visando bem-estar e, principalmente, incentivar os jovens a se prevenirem contra IST’S e DST’S, além de despertar os cuidados com a saúde e prevenção a gravidez.

Durante a ação foram realizados serviços como palestras para os ouvintes presentes, testes rápidos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de contar com apresentação cultural realizada pelo grupo de capoeira Cordão de Ouro.

Segundo a responsável pela área da saúde do adolescente, Elaine Ferraz. “O objetivo não é estimular o sexo entre os adolescentes, e sim, esclarecer as dúvidas sobre métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis. Foi explanado ainda, a importância de não pular etapas, pois, tudo tem a sua hora. Gravidez na adolescência não é brincadeira. “Adolescência primeiro, gravidez depois”, disse.

Houve um empenho grande e um trabalho conjunto da Área Técnica da Saúde do adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe da URAP Ary Rodrigues e as lideranças de bairro.

(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)

fonte: prefeitura de rio Branco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + onze =