STJ torna réu governador do Acre por supostos envolvimento em Varios Crimes

A Corte Especial do STJ (Superior Tribunal de Justiça) aceitou nesta 4ª feira (15/05/2024) uma denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria Geral da República) contra o governador do Acre, Gladson Cameli (PP) Os ministros acompanharam, de forma unânime, o voto da ministra Nancy Andrighi, que afirmou que há elementos suficientes para o prosseguimento da ação contra Cameli. A magistrada negou, no entanto, o pedido apresentado para afastá-lo do cargo.

A Corte Especial também determinou o bloqueio de bens do governador para ser assegurada a reparação ao erário em caso de condenação. Com a decisão do STJ, Cameli será julgado pelos seguintes crimes: organização criminosa; corrupção nas modalidades ativa e passiva; peculato; lavagem de dinheiro; e fraude a licitação. Segundo a denúncia apresentada pela PGR, o chefe do Executivo do Acre seria o líder de uma suposta organização criminosa. Somadas, as penas podem ultrapassar 40 anos de prisão. A investigação contra o governador se deu por meio da operação Ptolomeu.

Foram apuradas irregularidades envolvendo a contratação supostamente fraudulenta da empresa Murano Construções LTDA, que teria recebido R$ 18 milhões dos cofres públicos para a realização de obras de engenharia viária e de edificação. Além de Cameli, entre os denunciados estão a mulher e 2 irmãos dele, empresários, funcionários públicos e pessoas que teriam atuado como “laranjas” no esquema. A investigação também identificou que a empresa tem um irmão do governador, Gledson Cameli, como sócio.

A companhia teria pagado propina a Gladson em valores que superam R$ 6,1 milhões. Os pagamentos de propinas teriam sido realizados por meio da quitação de parcelas de um apartamento em bairro nobre de São Paulo e de um carro de luxo.

fonte. https://www.poder360.com.br/justica/stj-torna-reu-governador-do-acre-por-suposto-esquema-de-corrupcao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − catorze =