O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo que, se a China não retirar até terça-feira (8) as tarifas retaliatórias de 34% aplicadas contra produtos americanos, os EUA vão impor novas tarifas de 50% sobre produtos chineses a partir de 9 de abril.
A medida é uma resposta direta às sanções chinesas anunciadas na semana passada, que vieram após os EUA imporem sobretaxas a produtos do país asiático.
Em publicação na rede Truth Social, Trump foi enfático: “Qualquer país que retalie os EUA com tarifas extras será imediatamente alvo de tarifas ainda mais altas”. Ele também acusou a China de manter uma “manipulação cambial massiva” e uma “história tarifária abusiva” contra os Estados Unidos.
Trump afirmou ainda que as conversas com a China estão suspensas: “Todas as reuniões solicitadas por eles estão encerradas!”. Já negociações com outros países devem ser iniciadas imediatamente, segundo o presidente.
A tensão entre as duas maiores economias do mundo reacende o temor de uma nova guerra comercial, com possíveis impactos globais.
fonte: ecos da notícia